Desenvolvimento de um Sistema de Monitoração Remota e Avaliação do Estado Operativo de Transformadores de Potencial Capacitivos (TPCs) instalados em Subestações em Operação (Eletrosul)

 

 

Justificativa:


Transformadores de potencial capacitivos (TPC´s) são considerados confiáveis, no entanto uma falha neste tipo de equipamento pode ter resultados desastrosos, como a atuação indevida da proteção de sobretensão em linhas de transmissão e outros equipamentos.
Diversos são os casos registrados na literatura, mostrando a experiência de grandes concessionárias com relação aos efeitos das sobretensões, de freqüência fundamental ou próxima, excitadas principalmente durante manobra com chave seccionadora e vistas através de TPC em subestações de alta tensão. Estas sobretensões, além dos efeitos danosos ao sistema como um todo, podem provocar defeitos internos ao equipamento. Dessa forma, uma evolução de falha no TPC pode causar uma variação dos sinais monitorados, o que dá origem a uma manutenção preditiva, antes de uma ocorrência que possa causar indisponibilidade.

 

Objetivo Geral

Prover a engenharia e regionais de manutenção uma ferramenta de monitoração remota de TPC's viabilizando a observação da evolução de medidas elétricas de forma quantitativa que permitam a manutenção preditiva do equipamento numa subestação em operação. Nesta primeira etapa (12 meses) será desenvolvido o protótipo, juntamente com a metodologia inteligente de diagnóstico para a subestação de Itajaí.

 
Equipe UFSC:
Profa. Jacqueline Gisèle Rolim
Márcio Lachman
Rafael Eduardo Ferreira
Wagner A. Folster